domingo, 18 de maio de 2008

O dia que choveu m... do céu

Cidadezinha do interior. Calor que fazia e a criançada quase nua a brincar na rua.
A moça chega toda esbaforida:
- Tião, corre pra dentro tomar banho! Lucinha, menina desce da goiabeira que tá aparecendo a calcinha!!! Isso não é coisa de moça direita! Entra logo, troca de roupa que - suspira - o Marinho tá chegando pra janta.
Escolhe a melhor roupa, perfuma-se toda, pó de arroz, batom clarinho e sonha com o vermelho paixão guardado pra lua-de-mel. O enxoval ali, escondidinho dentro de um armário velho, já meio sem cor e ela a sonhar acordada.
Todo mundo nervoso. O pai resmungando que por causa do borra-botas vai perder o pôker com cachaça no boteco da Madalena (feia de doer... mas fazia uma batida de ovo como ninguém), a mãe cheirando a galinha, põe a mesa - finalmente vai usar os copos de cristal que ganhou da vizinha rica que se mudou a pouco em troca dos pães de aipim.
Já na sala avisa: Tião e Lucinha não deviam sair do quarto depois que fossem mandados lá pra cima.
- Ô, Neca, nem se der caganeira? Tem dó, vai! - pergunta o menino.
- Não!!!! Nem se der caganeira, mijadeira e qualquer outra eira. Segura e espera - suspiro longo - o Marinho sair.
Eis que chega o tal Marinho, um engomadinho de cidade grande, cabelo todo puxado pra trás - que Tião, mais que rápido disse parecer lambido pela vaca da Dona Titina - cheio de presentes. Pronto. Já ganhou o pai da moça com um litro de cachaça mineira, a futura sogra com um vidrinho de uma "água tão cheirosa que pareciam ter espremido todas as rosas do seu jardim" e os meninos com brinquedos e um doce diferente pra cada um.
O jantar foi perfeito, a comida estava ótima e o gajo, galanteador. As crianças se comportaram feito anjos e a cena era digna de filme: perfeita. Tudo a favor da moça, lua, estrelas, a seresta na vizinhança e... era hoje! Era hoje que o rapaz da cidade grande ia pedir a moça em noivado.
Terminada a janta, foram para a sala o pai e o rapaz. Neca leva os meninos pra cima - que agora se atracam no doce, a mãe cuida da cozinha e, antes de descer para ter com os dois na sala diz:
- Não desçam por nada nesse mundo! A não ser que a casa pegue fogo!
E os dois ficam a observar o conversê pelas frestas do assoalho. Até que... a barriga começa a doer. Tião e Lucinha se contorcem, deitam de barriga pra baixo, botam o travesseiro pra esquentar e quem sabe assim diminui...
- Ai, meu Deus! E agora? Preciso cagar! Essa porcaria desse doce... eu sabia! Aquele engomadinho tava era querendo matar a gente! Eu vou descer e vou no banheiro! - diz Tião.
- Tião, não! A gente prometeu pra Neca! Vai que ela fica solteirona e bota a culpa na gente. Tá louco!
- Tá bom! Tá bom! Mas e agora? Eu tô que não me agüento mais!!! - e olha pra janelinha que dá para o telhado - Já sei! A gente faz no telhado, ninguém vai ver!
E lá se foram os dois pra cima do telhado, aliviarem a barriga. Teria dado tudo certo, não fosse o pai a sair bem na hora.
- Mas... está chovendo merda do céu? O que é isso! Jesus Maria! - e corre o gajo a acudir o pai da moça - ploft! No meio do nariz!
Não vou entrar em detalhes, mas Neca acabou não casando, a mãe infartando, o pai terminou a noite no bar da Madalena.
Ninguém até hoje descobriu o que aconteceu. Quando a Neca subiu encontrou os dois anjinhos a roncar...
Pois é, nem os astros convergiram a favor do enlace.

3 comentários:

Me, Myself and I disse...

Gê , que ótima essa crônica , me fez dar boa risadas , nesse domingo meio cinza , nada como ler coisas que nos dão um up, para preparar a segunda -feira que vamos combinar , ninguém merece.
Ps. Essa estória , me remete sem dúvida ao meu pai, que sempre em tom de piada , tentava me explicar o porque de Vacas não voarem , imagina se ela C..., lá de cima , ta loko , ia chover M...., todos os dias né não ?? eheheh
Beijo

Artsy-Fartsy disse...

Hahahahaha! Entrei para comentar, mas o Betão já disse tudo!
Beijos a ambos!

disse...

Meus lindos... imaginem só: final de domingo - já acho domingo uma dia deprê - eu a pensar que a vida andava meio uma m...
M... sim, m... não, valeu-me a inspiração. Até que o dia não acabou assim tão ruim, né?
Bjs e mais bjs