domingo, 28 de dezembro de 2008

Às minhas amigas!

Recebi de uma grande e maravilhosa nova amiga (nos conhecemos este ano, mas parece que somos amigas a vida toda!) um textinho incrível que traduz realmente o que sinto por todas as minhas amigas. Então lá vai:

Quando eu era pequena, acreditava no conceito de uma melhor amiga.
Agora como mulher descobri que se você permitir que seu coração se abra,
você encontrará o melhor em muitas amigas.
É preciso de uma amiga quando você está com problemas com seu homem.
É preciso de outra amiga quando você está com problemas com sua mãe.
Uma outra quando você quer fazer compras, compartilhar, curar, ferir,brincar ou apenas ser. Uma amiga dirá "vamos rezar", uma outra "vamos chorar", outra "vamos lutar" ou "vamos fugir"/”vamos viajar”.
Uma amiga atenderá às suas necessidades espirituais, uma outra à sua loucura
por sapatos, uma outra à sua paixão por filmes, outra estará com você em seus
períodos confusos, outra será a luz e uma outra será o vento sob suas asas.
Mas onde quer que ela se encaixe em sua vida, independente da ocasião, do
dia ou de quando você precisa, seja com seus tênis e cabelos presos, ou para
impedir que você faça uma loucura...todas essas são suas melhores amigas.
Elas podem ser concentradas em uma única mulher ou em várias...uma do
ginásio, uma do colegial, várias dos anos de faculdade, algumas de antigos
empregos, algumas da igreja, em alguns dias sua mãe, em alguns dias sua vizinha,
em outros suas irmãs, e em outros suas filhas.
Assim, podem ter sido 20 minutos ou 20 anos o tempo que essas mulheres passaram e fizeram a diferença em sua vida.
Obrigada a todas que fazem parte do meu círculo de mulheres maravilhosas que fizeram a diferença em minha vida.
Acrescentaria ainda que amo - e muito mesmo - todas elas. E isso é de graça. Eu as amo porque são assim partes de mim. Eu as amo porque, de uma forma ou outra elas estão sempre ali pra mim, não importa a hora, o motivo ou o humor, assim como todas elas sabem que eu também estou sempre por elas. Pra elas. Pro que der e vier. Mesmo na ausência, estou sempre presente e sei que elas também o estão. São amigas de ontem, de hoje, de sempre, de pouco tempo, mas são AMIGAS. Tão amigas que arriscaria um 'irmã' complementando o sujeito. Amigas-irmãs. Amigas que eu escolhi e que me escolheram pra acompanhar nesse caminho longo e tortuoso que se chama VIDA.
Deixo cá um abraço de urso pra cada uma delas e brindo, com toda a certeza, a existência de todas. Agradeço por estarem sempre comigo e peço a Deus que me permita compartilhar com elas todas as experiências - boas ou nem tão boas assim - até o fim de meus/nossos dias.

Lê, Drika, The N. Sisters (Tias Nema, Neiva e D. Nelza - já arranjei um apelido!!! rs), Déia, Ju, Lene, Liana, Vivi e todo o povo de Cafelândia que conheci neste ano e outros que resgatei de um passado remoto, agradeço os ouvidos e a paciência em me aturar numa fase tempestuosa do ser, por me mostrarem que apesar de tudo, as recordações são mais valiosas do que aquilo que não existiu. Guardo a lição pra vida toda! Amo vocês de paixão e o resto é pequeno diante de tudo o que vocês representam pra mim.

Si, Lu, Carlinha, Rafa, Carol, Pê - comigo, sete vezes encrenca! - da facul de jornalismo, companheiras de muita balada, palco e tremedeira no TCC, e champagne pra tudo quanto é comemoração (ainda não esqueci o mico do Almeidinha... rs), valeu cada minuto!!!

Déia (Andy) e Sigrid (acompanharam dois grandes dramas na minha vida, né? Ufa, ainda bem que passou!), Pri, Lu, Tati, Camila, Chris, Cris Ribas, Flavia, Gi, Gloria, Paula, Lari, Thayssa, Tici Maggi (sempre presente, né, guria?) - da facul de Comércio Exterior - muita gastronomia e misturada!

Juju e Clau que se empenharam na minha primeira luta contra o maledeto câncer. Sempre ali mesmo quando o meu humor não era dos melhores e quando eu queria desistir de tudo. Não esqueço jamais a lição de vida de uma anjinha de 12 anos que me visitava sempre e travava a mesma luta que a minha ("um passo de cada vez, um dia após o outro!' Pequena grande mulher que foi ter com Deus antes do tempo. Com certeza foi um anjo que o Papai do Céu me mandou na hora certa!), D. Ciça, auxiliar de serviços gerais do hospital, que sempre tinha uma boa estória pra contar quando o que eu só queria era saber de chorar e que também já está fazendo companhia lá no céu.

Katita e Denise, que acompanharam a segunda luta... com muita fé e paciência e me substituiram à altura em todos os eventos.

As tias postiças que torceram e rezaram muito por mim na última cirurgia (vocês que eu amo muito mesmo e sabem quem são!Looooonge, mas sempre dentro do coração e marcadas na alma).

Ex-sogras, ex-cunhadas e cia limitada, que continuaram a fazer parte da minha existência ainda que o curso do barco tenha alterado. Sempre, sempre queridas.

Nanda (amo tu, perua! Mesmo dividindo o namorado - lembra? - a amizade sempre ficou em primeiro lugar. Irmã de coração pro resto da vida!) e D. Lourdes, mãe e filha, primeiras amigas. Atemporal!!!!

Vivi Ferreira, que foi babá, amiga, mãe, irmã e tudo o mais que se pode se esperar de uma amiga fiel. Companhia de cinema, churrascaria, McDonald's, filme com pipoca e guaraná, brigadeiro de panela, shopping center, música sertaneja e pagodinho (eita, salada de frutas!).

Minha irmã de sangue, Rê, que nem tenho palavras pra expressar tudo o que sinto. Eternas Irmãs Garcia. Reeeeeeeeeeeeeeee! Unidas sempre!!!! Eu sempre estou aqui pra ti, não importa pra quê.

Minhas amigas virtuais, novas e velhas, amigas blogueiras que compartilham as peripécias desta que vos fala, presenças marcantes. Não as conheço fisicamente, mas tenho certeza de que temos algo que nos une além da tela e do teclado. Também estão nas minhas orações.

Assim também é a Ci e LuizA (trocadilho, né?) pra mim, amigas de orkut. Não as conheço, mas compartilho vários gostos em comum. Elas sabem perfeitamente quando estou precisando de uma palavra de força. Encontrei ali a Preta, a Andréia com sua lírica voz maravilhosa e tantas outras que poderia ficar falando durante uma semana.

E tem ainda as novas, essas que surgiram nesses últimos meses e que sem querer fizeram uma diferença enorme na minha existência.

Jana e Fer'dinanda Maria Repolhuda', deixei pra falar de vocês duas aqui, no finalzinho, porque o que eu tenho pra dizer é um tantico longo... A nossa amizade começou assim, bem aqui, no 'haja hoje...', com uma curiosidade da Jana, que veio através do Betão e seu Crystal Líquido e veio pra ficar e virei a 'Gê-mea' dela. A Fezoca (também conhecida como Dra Repolha foi resultado de uma fuçada só no Oscilando Entre a Fantasia e a Realidade. Fui o primeiro comentário. E também veio pra ficar. O encontro foi inevitável. A sincronia perfeita. E juntas criamos os jantares temáticos - ou não temáticos - e o D3 (apelido carinhoso que demos ao blog a três teclados Dommage a trois. Nossas vidas, hoje, seguem enlaçadas e somos as três mosqueteiras: um por todas e todas por uma. Sempre. Não tem hora, não tem assunto, não há mau tempo e estamos sempre ali uma para a outra. Seja pra receber sms às três da manhã da Fer, ligação tarde da noite da Jana ou as duas me atenderem às sete da manhã. Sejam as conversar 'msnênicas' até de madrugada ou mesmo um telefonema que se prolonga noite adentro. Nem que seja pra ouvir o choro uma da outra ou falar sobre leguminosas, tubérculos, saladas, conservas e temperos picantes seja qual for o expediente. Foi com elas que dividi minha epopéia. E foi nelas que me apoiei quando tudo deu errado. Foram elas que dividiram minhas alegrias e que me reergueram numa fase desgraçada que parecia não ter mais fim. Brindamos as derrocadas, as vitórias, as derrotas - nossas - e tenho certeza de que o faremos até escolhermos o mesmo asilo pra morar. Já pensaram nisso? Três velhinhas 'pra frentex', independentes, inspiradíssimas e tremendamente intensas... Coitados daqueles que nos acompanharem, né? Amoooooooooooooooooooooo vocês!

P.S. Não podia terminar o post sem citar minhas internacionais amigas: as americanas Lohan, Jill, Megan, Linda, Ellen, companheiras de estudo; Lisa, Helen e Daysi, companheiras de passarela e fotografia (e outra loucuras mais! Não esqueço nunca a estória da tequila e do elevador! Um dia ainda posto aqui...); as italianas Gio, Claudia, Sofia, Adrielle, (a gente saía escondidinhas pra se empanturrar de calorias e depois dá-lhe exercícios no dia seguinte... coisa de 'modelete' mesmo!),- Lucia e Stelle que vieram depois - companheiras de passarela e fotografia; Chis, Viviene, Hillary, Louise e Cybill (inglesas) da época em que morei fora do Brasil, mesmo longe ainda mantenho contato com algumas. Sempre no coração.

10 comentários:

Maiza disse...

Lindíssimo e tocante texto, Gê!
Amigas, de pouco ou muito tempo, de perto e longe, sempre presentes ou por vezes ausentes, merecem palavras tão doces quanto suas presenças em nossos corações!
Bjo, ótima segunda!!

PS: primeiro comment declarado da doidinha que visitou seu orkut! ^^

disse...

Ahhhh!Que delícia!!! Maiza, bem-vinda! As doidinhas sempre se encontram, né? Que bom! Um brinde à minha mais nova amiga, então! Putz, vai ter que me aguentar, agora... e eu colo feito lagartixa na parede! rs

bj enorme

Ana Cláudia Vieira disse...

Felizes somos nós, aquelas que sabem o valor das amzades que temos. Atualmente compartilho com vc a definição de amiga. No final das contas sempre há espaço para mais uma, não é mesmo?

Beijos e abraços...

OBS.: Pelo que pude perceber seu caminho foi realmente tortuoso e suas amizades fizeram 'A' diferença.

Isto só tem um significado: Deus esteve com vc o tempo todo e colocou em seu caminho 'anjos', que nós chamamos amigas, para te ajudar.

disse...

Pois é, minha 'sensata' amiga capricorniana - eu também sou! - mineira! Minhas amigas foram (e continuam sendo) o diferencial da minha existência. Teve muita gente ruim que passou por minha vida, mas daquelas nem mágoa guardo mais, ultrapassei a pequenez da alma e fiquei mesmo só com quem me traz algo de bom. Afinal de contas, não é pra qualquer um, né? O placar - até agora - é 3x0. Pra mim. Graças a Deus e às amigas maravilhosas que jamais me deixaram cair!

O meu coração é que nem Rexona. Sempre cabe mais uma! rs
bjk

Fernanda Souza Watzko disse...

Só resta te dizer: Muito obrigada!!! Por tudo Gê. Por você ser essa amiga maravilhosa, essa pessoa iluminada, por ter entrado na minha vida, e por todas as outras coisas que eu, você e Jana sabemos. Te amo!

disse...

Barbaridade, assim eu choro, né?

Andy disse...

Pois é Gê, o mais legal da sua vida é que ela sempre se renova... Vira a página e já começa uma nova história!
É muito bom fazer parte disso querida!

disse...

Minha amiga linda Déia (Andy), pois é, ela sempre se renova, mas eu nunca deixo ninguém pra trás, né? Eu demoro, fico ausente, latente por um tempo, mas sempre carrego as pessoas que fizeram a diferença na minha vida aqui dentro do peito. E isso é pra vida toda mesmo!!!
Amo tu guria! Sempre e sempre!
bjk

Jana disse...

Minha irmã,
Vc foi um presente que Deus colocou no meu caminho e não me canso de dizer isso. Sou muito feliz por ter sua amizade e por poder compartilhar com vc parte do que sou. Obrigada por tudo e tenha a certeza que mesmo que a distância entre nós se torne maior, eu sempre hei de amá-la e de ser sua irmã gê-mea.
Bjk!

disse...

Pô, Jana... já tô sabendo que a distância vai 'distar' ainda mais... hehehe Mas tudo bem, nada que uma ponte aéreazinha não resolva. O duro vai ser a conta bancária. Melhor eu ganhar logo na mega-sena! hehehe
Beijo da Gê-mea!