quinta-feira, 10 de julho de 2008

Gilles Deleuze e a "idéia"

.........................................
Criar é ter uma idéia. É muito difícil ter uma idéia. Há pessoas extremamente interessantes que passaram a vida inteira sem ter uma idéia. Pode-se ter uma idéia em qualquer área. Não sei onde não se deve ter idéias. Mas é raro ter uma idéia. Não acontece todos os dias
.........................................
Se eu não tenho uma idéia, não me sento para escrever. O que pode acontecer é que a idéia não esteja precisa, que ela me escape, que eu tenha buracos de memória. Eu tive e tenho esta dolorosa experiência, sim. As coisas não fluem. Idéias não nascem prontas. É preciso fazê-las e há momentos terríveis em que se entra em desespero achando que não se é capaz.
.........................................
Será que tenho a idéia e não consigo expressá-la ou não tenho idéia alguma? É tão parecido. Se não consigo expressá-la, não tenho idéia. Ou me falta uma parte da idéia, pois ela não chega inteira. Ela vem de partes diferentes, de vários horizontes. Se falta-lhe um pedaço, ela é inutilizável.

3 comentários:

Ricardo Soares disse...

hehehe... viva deleuze! e eu cheio de idéias quebradas, incompletas, inconclusas...bj

Artsy-Fartsy disse...

O que me atrai no abstrato das idéias é a concretude de sua força.
Abraços fortes!

disse...

Ricardo, sabe que estou com o mesmíssimo problema???

Fartezinho (olha a intimidade! hehehe) você sempre arrebenta, né?

bjs