sexta-feira, 11 de julho de 2008

O melhor amigo da noiva (Made of Honor)

Sinopse
Para Tom (Patrick Dempsey), a vida é boa: ele é sexy, bem sucedido, tem muita sorte com as mulheres e sabe que sempre pode contar com Hannah (Michelle Monaghan), sua encantadora melhor amiga, e única presença constante em sua vida. É a combinação perfeita, até que Hannah parte numa viagem de seis semanas, a negócios, para a Escócia... e Tom fica perplexo ao perceber como sua vida ficou vazia sem ela. Ele decide pedir Hannah em casamento assim que ela chegar - mas se frustra ao descobrir que ela ficou noiva de um belo e rico escocês, e planeja viver seu amor no exterior. Quando Hannah convida Tom para ser "sua dama de honra", ele aceita o papel, relutante, mas apenas para tentar persuadir Hannah e impedir o casamento, antes que seja tarde demais.

Por que vale a pena?
Sedutor incorrigível e solteiro convicto, ele lembra o personagem de Nick Hornby vivido por Hugh Grant em Um Grande Garoto (About a Boy, 2002). Jamais leva as conquistas para o seu apartamento, nunca liga antes de 24hs depois do fim de um encontro e vive despreocupadamente, sem precisar trabalhar desde que ficou milionário ao inventar aquelas luvinhas de papel que protegem as mãos da fervura dos copos de café. Ele é avesso a relacionamentos e as únicas exceções são os amigos do basquete e Hannah (Michelle Monaghan). É com a amiga dos tempos da escola que ele passa todos os momentos livres.
Eles se conhecem profundamente. Dividem pequenas manias, como adivinhar a sobremesa que o outro vai pedir — e que será inevitavelmente compartilhada. Os longos anos de relacionamento platônico lhes renderam uma convivência leve e a abertura para ironizar as fraquezas e os medos do outro que só os grandes amigos têm. Toda garota sonha ter o seu Tom. Algumas até conseguem. Mas em geral, o rapaz é gay, como em O Casamento do Meu Melhor Amigo (My Best Friend’s Wedding, 1997), uma referência mais que evidente.

É depois de uma temporada de seis semanas na Escócia que a melhor amiga se transforma na noiva do título. Ela volta da temporada de trabalho no exterior com um noivo a tiracolo, justo quando Tom se deu conta que ela é a grande mulher de sua vida. Convidado para ser a principal “madrinha”, ele dá uma de Julia Roberts e decide usar os poderes do cargo para fazer a moça mudar de idéia. E então entram em cena todos os elementos da fórmula tradicional das comédias românticas: a prima loira invejosa e namoradeira, a gordinha que sonha tirar o pé da lama no casamento da amiga, a disputa velada entre os rivais levada a cabo em tardes de esporte...

O desfecho de muitas cenas é absolutamente previsível — o que de modo algum reduz a doçura do enredo. O fator surpresa fica por conta das tradições de casamento escocesas, que entram em cena quando Hannah e companhia partem para o castelo do noivo, onde a cerimônia será celebrada. As paisagens do interior da Escócia contribuem para o encantamento que a história é capaz de provocar, mesmo sendo pouco original. Quem gosta de acreditar que garotas bacanas podem sim viver contos de fada modernos não verá nada de errado nas situações fantasiosas que farão resmungar os mais céticos. E qualquer moça com a receita dos óculos em dia terá inúmeras razões para suspirar diante do charme e do irresistível azul dos olhos de Dempsey — que honra com todo louvor o apelidinho de McDreamy.

Eu gostei! E muito!!

trailer do filme: www.youtube.com/watch?v=rhAz74QAP2c

0 comentários: