sábado, 26 de janeiro de 2008

Amados amigos




Amados amigos...

Pra variar, mais um evento à altura! Desta vez mais gente presente e a oportunidade de compartilhar a companhia
agradabilíssima de alguns familiares que eu ainda não conhecia!

Fantástico, como sempre. Não fosse a ausência de alguns... teria sido além do extraordinário. Um dia, quem sabe, a gente consegue reunir todo mundo, não? Eu não perco a esperança!

Não sei quanto a vocês, mas a partir do momento em que a data foi definida e o encontro se tornava mais certo, dei início a uma contagem regressiva sem tamanho. Parecia que o dia não ia chegar nunca!!! E na virada do ano, com toda certeza desse mundo, um dos meus pedidos foi que este também desse certo.

A lembrança daquele primeiro encontro nosso em outubro de 2007 deixou muitas saudades. Tantas estórias, incontáveis sorrisos, muuuuuitas lágrimas - afinal de contas, nossa! Quantos anos se passaram até conseguirmos essa proeza incrível do reencontro? Muitos mesmo, mas tão poucos diante da grandeza dos homens e mulheres que nos tornamos...

Este segundo encontro foi ainda melhor: mais Amigos (assim mesmo, com letra maiúscula), mais estórias, mais sorrisos... E, novamente, tornamo-nos aqueles adolescentes, que respiravam o ar maravilhoso de um colégio chamado Paranaense.

Não pude me fazer presente em todos os momentos - embora a vontade fosse imensa -, mas em todos aqueles em que fiz parte, foram-me muito caros. Como sempre. Uma verdadeira viagem à uma época em que éramos felizes porque vivíamos intensamente o presente. Sem preocupação alguma com o futuro, tirando, lógico a época de provas. Claro, éramos jovens, então. E foi assim que seguimos esses dias em que estivemos juntos: vivendo intensamente o presente, curtindo cada momento como se fosse o último, deleitando-nos com fotos antigas e ouvindo as estórias mirabolantes de internato dos - segundo o Rodolfo - "agroboys".

Pra deixar esses dias maravilhosos ainda mais marcados na memória de cada um de nós, surgiu a idéia fantástica da visita ao colégio (ah, se aqueles corredores falassem...). Foi um tal de "quanta gente pulou esse portão", "a gente ficava namorando sentado na mureta", "Meu Deus! Consumiram com a quadra!", "que saudades dos papos na escadaria", "você lembra da Olichamp?", "isso aqui não é da minha época", "a gente escondia Playboy aqui e depois passava a régua pra tirar". Acho que fico até amanhã se continuar a citar as frases...

Pra completar o circuito, confabulamos com o Ir. Balestro! Entre a porta da entrada e a escadaria interna do prédio principal (bem da gente, mesmo). Todos confinados em um minúsculo espaço, com olhos e ouvidos atentos ao mestre. Grande mestre mesmo. Imenso. Que me despertou a paixão pelas letras e pela nossa riquíssima literatura. Muito do que sou devo à ele. Centro das atenções, sorriso contido estampado na face, olhinhos brilhando diante daqueles que ele ajudou a formar. E nós? Admirados, como sempre, diante daquela fonte inesgotável de saber. Felizes. Demais.

Um retorno maravilhoso ao passado. Jamais conseguirei exprimir em palavras a mescla de sentimentos, o rio de emoções em que nos banhamos naqueles gloriosos dias. Só quem esteve presente sabe do que falo. E outra vez, não teve preço.

Então, despedimo-nos uma vez mais e cada um retornou à sua realidade. Sentidos, por deixarmos uns aos outros, mas felizes. Muito. Por quê? Pela certeza de que ainda virão muitos encontros, pela irmandade que, assim, sem querer, formamos. Pela alegria que compartilhamos ao saber que, dentro do possível, estamos todos bem. Por sermos quem somos diante de cada um de nós, sem reservas, sem receios, sem julgamentos. Felizes pela felicidade de cada um.

O mundo não pára e nós também não. O que faz a diferença entre a nossa amizade somos nós mesmos, porque conosco, somos, não estamos e nem temos. E isso, pra mim, diz tudo.

Todos os dias de céu claro, deito-me ao relento e viajo. Viajo mesmo. E vejo nos pontinhos brancos espalhados naquela imensidão negra, perfeita, a face de cada um de vocês. É aí que tenho noção da grandiosidade do que juntos formamos, da família linda que construímos.

Estejam certos de que amo - e muito! - cada um de vocês.

Beijo enorme no coração de todos vocês!

0 comentários: